segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O dia em que o adenocarcinoma de pâncreas nos venceu

Há quase seis meses, perdi o homem mais importante da minha vida, MEU PAI, o baixinho simpático de bigode, atleta e torcedor fanático do Mengão, foi levado por uma maldita patologia que cresce silenciosamente e invade órgãos vizinhos, e só dá sinal que esta ali depois de ter feito muita destruição, a mesma patologia que há um ano levou Steve Jobs, multi-bilionário, levou também meu maior amigo, o cozinheiro aposentado, detentor de um grande número de amigos e admiradores. Admiradores de seu grande conhecimento por produtos eletrônicos (isso eu herdei), de sua "saúde impecável", rotina de boa alimentação e exercícios físicos diários.

Eu, técnico em radiologia, que trabalho com tomografia computadorizada há mais de 8 anos, por ironia do destino não percebi (talvez pela “mania de saúde” do meu pai) que dentro daquele chefe de família exemplar, crescia um monstro, o adenocarcinoma de pâncreas. Um câncer covarde, que ataca “pelas costas”, sem deixar que a vítima se quer tenha tempo de se defender.

Trabalho na clínica onde meu pai foi examinado, e recebi do destino a missão de carregar o maldito segredo de que meu “véio” teria apenas seis meses de vida, escondi de minha mãe, minhas irmãs e do meu próprio pai (o quanto eu pude) que o mesmo estava condenado. Tentamos de tudo, exames encaixados as pressas, biópsias, cirurgias, ajuda de várias equipes médicas, e em apenas 20 dias, devido a várias crises convulsivas (várias delas nos braços da minha mãe) e várias paradas respiratórias, meu pai não suportou. Deixou-nos, mas com a missão de um HOMEM DE FAMÍLIA cumprida, nos criou e deu muito amor à minha “veia”.

Perdi literalmente um pedaço de mim, e NADA ABSOLUTAMENTE NADA apagará esta dor, por isso, em lágrimas e olhando a foto de meu pai, peço a vocês que aproveitem seus pais enquanto eles estão vivos, e façam exames regularmente e em caso de qualquer sintoma, PROCUREM UM MÉDICO.

Continuarei tocando o trabalho no Blog, tentando cada dia melhorar, em homenagem a você meu MELHOR AMIGO – MANOEL FRANCISCO DA SILVA.

Nenhum comentário: